» » Significado do nome Lucas

Significado do nome Lucas

Qual significado do nome Lucas?

O nome Lucas é mais conhecido por ser o nome de uns dos fiéis seguidores de Jesus Cristo e se popularizou por volta do século XII, na Inglaterra. Lucas possui dois significados diferentes, pode ser traduzido como aquele que possui luz, iluminado, ou então, aquele que vem da Lucânia, lucano (Lucânia é uma região que fica no sul da Itália, cujo nome significa Terra da luz).

Qual a origem do nome Lucas?

A origem desse nome é incerta, alguns acreditam que ele tenha sido originado na Grécia, da palavra Loukanós, que derivou a palavra lux, que significa luz e, que mais tarde, na Inglaterra, tomou a forma de Luka ou Luke; já outras fontes acreditam que Lucas veio do latim e que se tornou popular entre os cristãos devido a esse nome ser citado na bíblia como de um evangelista.

Quem foi Lucas na bíblia?

Lucas era um discípulo do apóstolo Paulo e, ao que se sabe, era um gentio, ou seja, não tinha origem judia, era de origem grega, nascido na região da Síria grega, o que o torna, possivelmente, o único não judeu a ter escrito um livro na Bíblia. Lucas era muito culto, era médico, possivelmente advindo de família bastarda, foi convertido pelos discípulos de Jesus e começou a servi-lo, acompanhava o apóstolo Paulo para onde este fosse, o qual se referia a ele como o médico amado.

Nas viagens em que realizava com Paulo, Lucas passou a coletar informações, exercendo papel de um verdadeiro historiador, ele não chegou a conhecer Jesus, mas com os relatos daqueles que o conheceram, escreveu dois livros contando a história de Cristo (atos dos apóstolos e o evangelho de Lucas), inclusive com relatos bem detalhados sobre a sua infância, o que se faz pensar que o próprio chegou a conhecer Maria, mãe de Jesus. Esses livros foram escritos em uma linguagem para que a população não judia também pudesse entender sobre Jesus e assim ele disseminava a mensagem do amor de Cristo para as pessoas.

Após a morte do apóstolo Paulo, não se tem mais relato de Lucas na bíblia, acreditam que ele tenha continuado a evangelizar, que tenha voltado para região onde nasceu e lá tenha morrido por volta de seus 80 anos. São Lucas, para igreja católica, é considerado padroeiro dos médicos e pintores e tem seu dia comemorado em 18 de Outubro.

Personalidade de quem se chama Lucas:

Lucas possui uma personalidade filosófica, é considerado um sonhador, por vezes pode ser interpretado como irrealista, mas apenas tem a esperança de que o mundo seja melhor. É tímido, mas perde essa característica quando se encontra com sua alma artística.

No amor, a pessoa batizada com o nome Lucas, demonstra-se bastante afetuoso e não tem a menor dificuldade em demonstrar o que sente, sendo também muito ligado à família.

No trabalho, Lucas é detalhista e criterioso, se encaixa facilmente nos lugares, possui habilidade diplomática, o que faz com que não tenha dificuldade em conquistar o que deseja.

Nomes compostos para Lucas:

Para as mamães e os papais que desejam assimilar o significado desse nome a outro igualmente bonito, aqui vão algumas sugestões:

Lucas Gabriel, Lucas Miguel, Lucas João, Lucas Henrique ou Lucas Eduardo.

Apelidos para o nome Lucas:

Lucas também pode ser chamado de:

Lulu, Luquinhas, Lu, Kinho, Luquinha ou Luc.

Atualizado em: 28/06/2023 na categoria: Nomes