» » Significado do nome Júlia

Significado do nome Júlia

Qual significado do nome Júlia?

Júlia é a variante feminina do nome Júlio e possui derivações em outras línguas como: Julie e Giulia, em francês e italiano, respectivamente. Esse lindo nome pode ter diversos significados, Júlia pode ser traduzido como aquela que possui a juventude, ou macia, ou ainda, filha do deus Júpiter.

Qual a origem do nome Júlia?

O mais provável é que esse nome tenha tido origem no latim Julius que, por sua vez, deriva do termo loulos, em grego, que significa macio. Esse nome era o sobrenome de uma família romana, onde eram considerados filhos do deus Júpiter (romano) ou Zeus (grego), tendo como um dos membros o famoso ditador romano, Caio Júlio César, que inclusive teve uma filha com o nome Júlia.

A história de Santa Júlia:

Santa Júlia foi uma bela jovem, bem-nascida, que vivia na cidade de Cartago, hoje localizada na Tunísia, ela foi criada nos valores cristãos e era muito temente a Deus. Um dia, a cidade em que vivia foi atacada por um outro povo, povo esse que destruiu, saqueou e matou quase tudo que viam pela frente, os que eles deixavam vivos eram vendidos como escravos e foi o que aconteceu com a santa, foi vendida como escrava.

Foi comprada pelo sírio Eusébio, que se encantou com o jeito da moça e a protegia de qualquer castigo, além de deixá-la cultuar o seu Deus. Um belo dia Eusébio resolveu fazer uma viagem na qual iria participar de uma grande festa pagã e levou alguns escravos, inclusive Júlia; a santa recusou-se a entrar na festa para cultuar outros deuses e orou na porta da festa para que todos ali conhecessem o Verdadeiro Deus.

Sua atitude chamou a atenção do governador local, que chamou Eusébio e Júlia para um jantar. Ao ver a beleza de Júlia, o governador tentou comprá-la, mas Eusébio não aceitou nenhum valor, sendo assim, o governador embebedou Eusébio e raptou Júlia, após isso, exigiu que a moça adorasse seus deuses e fosse sua amante, ela recusou, por isso mandou que a flagelassem e que fosse crucificada e jogada ao mar.

Seu corpo foi achado por monges da ilha de Gorgona, eles a ungiram, rezaram e a sepultaram. Seu túmulo se tornou local de peregrinação e lhe foi dedicada uma igreja pelo papa Paulo I, mais tarde passou a ser considerada padroeira da região de Corsega, na França. Seu dia é celebrado em 22 de Maio.

Personalidade de quem se chama Júlia:

Júlia é decidida, confiante, sabe de suas capacidades e as valoriza, é batalhadora e sempre luta pelo que quer, por vezes pode ser considerada gananciosa e um pouco autoritária.

No amor, Júlia é atraente, muito bela, mas não se preocupa muito com essas coisas, ela tem o foco no seu sucesso.

No trabalho, Júlia tem tudo para ser líder, é crítica e exige o melhor de si e dos outros. Júlia tem a tendência ao sucesso.

Nomes compostos que combinam com Júlia:

Eis algumas sugestões para acrescentar ainda mais a esse belo nome:

Maria Júlia; Ana Júlia; Júlia Marília; Júlia Beatriz; Antônia Júlia e Júlia Carolina.

Apelidos para o nome Júlia:

As nascidas com este nomes são apelidadas de:

Juju, Julinha; Jujuba; Ju; Juli, Lia e Lili.

Atualizado em: 10/11/2021 na categoria: Apelidos



..