» » Significado do nome João

Significado do nome João

Qual o significado do nome João?

Esse nome clássico carrega consigo um significado muito especial, remetendo a aquele que é agraciado por Deus e possui a graça e a misericórdia dEle.

Origem do nome João

O significado religioso desse nome também está relacionado a sua origem que é hebraica. Desde o período da História Antiga ele se consagrou dentre um dos nomes judeus de maior popularidade,
sendo utilizado por muitos pais cristãos para terem em seus filhos uma verdadeira expressão de fé e devoção a Deus, principalmente considerando a existência de dois importantes personagens da Bíblia nomeados de João.

História de João na Bíblia

João aparece na Bíblia como o nome duas pessoas diferentes, a primeira delas é João Batista. Ele foi um importante profeta responsável por propagar as palavras de Deus ainda antes da chegada de Jesus, tendo justamente a função de ensinar ao povo sobre a fé e assim, os preparar para a chegada do filho de Deus que deu continuidade a toda sua missão de confiança no Senhor, conquistando fiéis e divulgando a sabedoria divina.

Há ainda a presença do Apóstolo João, um pescador que veio a se tornar um dos doze Apóstolos de Jesus, sendo um dos mais fiéis dele e estando sempre ao lado de Cristo como forma de fortalecer a sua crença e apoio. Estando presente em momentos importantes como a ressureição de Jesus, mesmo após a ida do mesmo para o céu João ainda seguiu sendo muito importante, tendo sido um dos maiores destaques na constituição da Igreja Primitiva.

Personalidade de quem se chama João

Quem se chama João possui alguns traços comuns a sua personalidade, como traços de coragem e inteligência que dão destaque a ele, sem que deixe de lado a sua intuitividade, a capacidade de pensar no outro, se doar pelo bem comum e ser uma pessoa que busca sempre por avanços que possam ajudar a todos, uma característica empática que se mostra como um diferencial sensivel que, ainda assim, não o impede de ir contra regras quando necessário, gostando de indagar o mundo e suas normas, principalmente aquelas que não são justas.

Nomes compostos com João

João é um nome simples e por isso faz parte de diversas adaptações, gerando lindos nomes compostos. Exemplos disso são:

  • João Lucas
  • João Henrique
  • João Paulo
  • João Vitor
  • João Pedro
  • João Miguel

Apelidos para o nome João

Quem tem João como o seu nome, ainda tem a possibilidade de diversos apelidos marcantes, como:

  • Jão
  • Joãozinho
  • Joca
  • Jojó

Atualizado em: 02/03/2022 na categoria: Nomes