» » Significado do Nome Gabriel

Significado do Nome Gabriel

Qual significado do nome Gabriel?

O nome Gabriel é muito antigo, ele é mais conhecido por aparecer em algumas passagens bíblicas, principalmente, como anjo que anunciou a Maria que ela iria carregar o filho de Deus. Tem como significado homem com vigor de Deus, porta-voz de Deus, Deus o fez forte, ou ainda, aquele que foi enviado por Deus.

Qual origem do nome?

A origem do nome Gabriel vem do antigo hebraico gavri’el, que é a junção gébher, que quer dizer homem forte, de vigor, com el, que significa Deus. Com as modificações da língua, o hebraico Gavri’el, se tornou Gabriel, no latim, além de ganhar uma versão para o feminino: Gabriela.

Quem foi Gabriel na Bíblia?

Na Bíblia sagrada, Gabriel é o nome de um dos arcanjos de alta hierarquia, juntamente com Rafael e Miguel.

Ele é um dos poucos anjos que é citado diretamente na Bíblia e também um dos poucos que pode aparecer em forma física, como demonstra a primeira passagem bíblica em que o arcanjo aparece, em Daniel 9:17, onde ele interpreta a visão que Daniel teve, explicando que os animais representavam os reinos e seus respectivos futuros – Quando ele se aproximou de mim, fiquei aterrorizado e caí prostrado. Ele me disse: ‘Filho do homem, saiba que a visão se refere aos tempos do fim. O nome do anjo ainda aparece em Daniel 9:21-23, onde conta ao profeta Daniel a profecia das 70 semanas, que anunciava a vinda de Jesus.

No evangelho de Lucas é mostrado que, anos depois, o arcanjo revelou ao sacerdote Zacarias que ele e sua esposa, apesar de idosos, iriam ter um filho chamado João, que prepararia o povo para a vinda de Jesus e, mais ou menos no mesmo período, apareceu à Maria, anunciando que o Espírito Santo viria sobre ela e então ela carregaria no ventre o filho de Deus.

Portanto, Gabriel é um arcanjo, que tem por função executar os comandos de Deus e, no caso de Gabriel, ele é o portador de boas notícias. Na igreja Católica é considerado Santo (São Gabriel Arcanjo) e seu dia é comemorado em 29 de Setembro. Também é citado no alcorão (livro islâmico) por ser considerado aquele que dita o livro sagrado a Maomé.

Personalidade de quem se chama Gabriel:

De acordo com a numerologia, pessoas de nome Gabriel, geralmente, possuem personalidade criativa; uma boa comunicação; são ambiciosos; têm gênio forte; são otimistas e felizes; por serem desligados de coisas banais, as vezes dão a impressão de serem muito despreocupados ou desleixados.

No amor, Gabriel é dócil, carismático e compreensivo e, quando se apaixona, se transforma em um grande amante.

Possuem como propósito de vida o desejo de mudar o mundo e a luta por causas importantes, já que é um grande sonhador e idealista.

A numerologia ainda alerta que essas pessoas são gananciosas e inseguras, portanto, precisam ter cuidado com a questão financeira, pois ficar sem dinheiro faz com que Gabriel perca a sua autoconfiança.

Apelidos:

Quem se chama Gabriel pode ter apelidos como: Biel, Gábi, Gabrielzinho, Gabs, El, Bielzinho, Gabo.

Atualizado em: 14/10/2021 na categoria: Significados dos Nomes



..