» » » » Lista de Presidentes do Brasil desde 1891

Lista de Presidentes do Brasil desde 1891

Um país é formado por diversos setores e certamente entre eles está, principalmente, a Política. Abaixo, conheça melhor sobre a partir da Lista de Presidentes do Brasil desde 1891, incluindo o nome dos presidentes do Brasil e também detalhes sobre seu governo, onde poderá entender também sobre a História do país.

Presidentes do Brasil durante a República velha

Deodoro da Fonseca

O primeiro presidente do Brasil foi Deodoro da Fonseca. Na figura de militar, ele também esteve a frente das movimentações que buscavam encerrar com o ciclo monárquico no Brasil, instaurando assim a Proclamação oficial da República em 1889.

Floriano Peixoto

O sucessor de Deodoro da Fonseca foi Floriano Peixoto, que havia sido vice-presidente do nosso primeiro governante. Vale frisar ainda que sua posse ocorreu ilegalmente, visto que deveria haver uma nova eleição, mas ele acabou assumindo o cargo após a renúncia de seu antecessor.

Prudente de Morais

Em seguida, o Brasil foi governado por Prudente de Morais, o primeiro entre nossos presidentes a ser eleito em decorrência do voto direto. Ao longo do seu governo, sofreu pressões internas e internas, tendo sido esse um período de intensos agitos políticos.

Campos Sales

O problema citado anteriormente fez com que quando Campos Sales alcançasse o poder, precisasse lidar com uma forte crise. Por conta disso, seu período no governo ficou marcado pela tentativa de acordos externos para a resolução de dívidas.

Rodrigues Alves

Já o quinto presidente do Brasil foi Rodrigues Alves, que a essa altura já possui um extenso histórico político como vereador e deputado. Ao tomar posse, precisou lidar com a queda no preço do café, sendo esse um período delicado sobretudo para a economia paulista, a qual representava.

Afonso Pena

Logo após ele, o Brasil foi presidido pelo carioca Afonso Pena que teve uma campanha política muito significativa, viajando por várias regiões do país para conquistar o apoio e aprovação popular, essencial para mudanças que almejava realizar.

Inclusive, foi ele o responsável por ampliações modernas no país, incluindo a construção de importantes ferrovias.

Nilo Peçanha

Nilo Peçanha teve uma longa carreira política até se tornar presidente em em 1909, em decorrência do falecimento de Afonso Pena. Foi ele o responsável pela criação dos Ministérios do Comércio, Agricultura e Indústria.

Vale mencionar ainda que foi o primeiro presidente pardo do país, havendo diversas questões trabalhadas hoje pelos historiadores acerca de sua representação imagética, já que em quadros e retratos tinha sua pele clareada para passar a impressão de que era uma pessoa branca.

Hermes da Fonseca

Fugindo da centralidade do poder entre São Paulo e Rio de Janeiro, Hermes da Fonseca se tornou o primeiro presidente gaúcho do Brasil. Seguiu em carreira militar até que, em 1910, ascendeu a presidência da República.

Ao longo dos 4 anos em que esteve a frente do cargo, enfrentou momentos delicados como a Revolta da Chibata e passou a usar de intervenções federais em diversos estados.

Venceslau Brás

Já em 1910, foi eleito Venceslau Brás como novo Presidente da República. A partir da reconciliação entre Rio de Janeiro e São Paulo, ele foi eleito a partir da retomada da política do Café com leite, acordo entre ambos os estados para que pudessem manter certa hegemonia política.

Delfim Moreira

Delfim Moreira, por sua vez, tomou posse do cargo em 1918. Contudo, ao longo do governo sofreu de uma doença grave, a arteriosclerose precoce, o que fez com que não pudesse cumprir de forma devida com suas obrigações nesse sentido.

Epitácio Pessoa


Ao longo dessa primeira fase da República, certamente o governo de Epitácio Pessoa foi um dos mais conturbados, inclusive a partir do escândalo que ficou conhecido como Crise das cartas, onde se descobriu cartas onde o gestor havia feito ofensas diretas ao militares e outros políticos.

Artur Bernardes

Com caráter nacionalista, em seguida foi eleito Artur Bernardes como presidente do Brasil. Inclusive, foi ao longo de sua gestão que o Brasil se retirou da Liga das nações, já no ano de 1926.

Washington Luís

Advogado, Historiador e claro, político, Washington Luís foi o último presidente desse período da História brasileira. A ele, foi destinado o enfrentamento da crise do café, gerando grandes impactos financeiros para a gestão.

Presidentes do Brasil durante Governos Provisório e Constitucional

Ao longo desse novo período da nossa História, quem primeiro assumiu o poder foi a Junta Governativa Provisória, em 1930. É interessante citar, pois foi um momento onde não houve um presidente em específico, visto que uma ação militar agiu para impedir a posse de Júlio Prestes e tomar o poder.

Getúlio Vargas

Após o momento citado acima, o Militar e Advogado Getúlio Vargas assumiu a presidência do país, tendo sido ele o presidente que por mais tempo governou o Brasil, totalizando quase 20 anos unindo todos os períodos em que atuou no cargo.

Foi ele quem liderou a Revolução de 1930, no momento já tendo uma expressiva jornada política entre cargos e participações. Vale citar ainda que sua chegada ao cargo se deu por meio de um Golpe de estado, ou seja, foi uma tática considerada ilegal.

Presidentes do Brasil durante o Estado Novo

Getúlio Vargas

Já no ano de 1937, após diversas manobras políticas idealizadas por Vargas, o Brasil passa por um novo período político denominado de Estado Novo. Com um caráter autoritário e centralizar, ele continuou assumindo o poder.

José Linhares

Já no ano de 1945, quem tomou posse foi José Linhares que foi convocada para tal cargo por intermediação das Forças armadas. O grande foco de suas medidas esteve na educação, mas não chegou a passar 4 meses no poder.

Presidentes do Brasil durante a República Populista

Eurico Gaspar Dutra

Durante o período da República populista, o primeiro presidente do Brasil foi Eurico Gaspar Dutra, um militar de trajetória significativa no meio. Ele assumiu o cargo em 1946 e permaneceu nele por 5 anos, tendo diversas práticas desenvolvimentistas ao longo do período.

Getúlio Vargas

Mas quem achou que tinha acabado a gestão de Getúlio Vargas, se enganou. Novamente ele voltou ao poder em 1951, mas dessa vez de forma legal graças as eleições que haviam ocorrido no ano anterior, em 1950.

Polêmico em diversos aspectos, ele acabou sofrendo duras críticas ao longo do período, além das constantes acusações de corrupção. Foi durante esse governo, inclusive, que Getúlio acabou pondo fim a sua própria vida.

Café Filho

Após o momento citado anteriormente, foi a vez de Café Filho assumir a presidência, em 1954. Ele chegou a essa posição por conta do suicídio de Vargas, uma vez que era o vice do antecessor.

Carlos Luz

Carlos Luz conseguiu alcançar a presidência, mas não se tornou marcante para a História do país, uma vez que permaneceu no cargo apenas por 3 dias, o que ocorreu em decorrência de um impeachment.

Nereu Ramos

Em seguida, foi a vez de Nereu Ramos se tornar presidente do Brasil. Antes disso, ele já havia estado em cargos políticos como os de Deputado e Governador, mas nem isso fez com que soubesse lidar bem com a crise política que assolava o país.

Juscelino Kubitschek

Com a meta de fazer o Brasil avançar 50 anos em 5, slogan que deu fama a sua campanha política, Juscelino Kubitschek se tornou presidente do Brasil em 1955. Curiosamente, sua eleição foi a menos expressiva da História, alcançando somente 35,68% entre os votos válidos.

Jânio Quadros

Em 1961 Jânio Quadros assumiu o poder por conta das eleições que foram vencidas no ano anterior. Pela primeira vez ocorreu uma posse em Brasília, cidade que havia sido idealizada pelo antecessor, JK.

Ranieri Mazzilli

Jânio Quadros acabou renunciando ao seu cargo, o que fez com que desse vez para que Ranieri Mizzilli tomasse posse dele. Ao lado de outros militares, ele formou a junta militar para tentar impedir a posse de seu sucessor.

João Goulart

Como a junta militar anteriormente citada não deu certo, João Goulart tinha diversos projetos reformistas em seu plano de governo, tendo de fato realizado reformas de base, inclusive no que diz respeito a economia.

Presidentes do Brasil durante a Ditadura militar

Ranieri Mazzilli

Durante a Ditadura Militar, um período complicado para a História brasileira, houve o Segundo período de governo de Ranieri Mazzilli. Esse momento foi marcante para o cenário político, evidenciando a forte influência que ele possuia no meio.

Humberto Castelo Branco

Castelo Branco, como se tornou conhecido, foi um dos participantes de linha de frente do Golpe militar de 1964, um momento bastante instável para a política brasileira e que foi marcado principalmente pela repressão.

Artur da Costa e Silva

O Gaúcho Artur da Costa e Silva foi o próximo presidente do Brasil após Castelo Branco. Chegou ao cargo por meio de eleição indireta, tendo inclusive cassado diversos direitos políticos que já haviam sido instituídos.

Emílio Garrastazu Médici

A partir de 1969 até 1974, foi Médici o presidente do Brasil, tendo investido bastante na política externa e estando em constante contato com os Estados Unidos, inclusive realizando visitas até lá.

Ernesto Geisel

O estado do Mato Grosso do Sul foi uma atitude pensada por Ernesto Geisel, que dividiu o Mato Grosso para tal. Além disso, exerceu um plano de política desenvolvimentista, pensado principalmente para beneficiar a economia.

João Figueiredo

João Figueiredo chegou ao poder com a promessa de fazer do Brasil um exemplo de democracia e de fato agiu de forma contrário aos seus últimos antecessores, concedendo anistia ampla aos opositores da Ditadura.

Presidentes do Brasil durante a Nova República

José Sarney

Durante a nova República, o primeiro presidente foi José Sarney, que teve um grande foco em estabelecer novos ideais políticos relacionados a economia, gerindo uma intensa reforma no setor.

Fernando Collor

Collor soube usar o marketing ao seu favor para chegar até a presidência, cargo no qual dividiu opiniões. Apoiado na corrente política do Neoliberalismo, geriu um processo de privatização e outras ações, mas certamente a mais marcante com confiscar valores em poupança.

Itamar Franco

Associado ao PMDB, Itamar Franco foi presidente do Brasil entre 1992 e 1995, tendo sido afastado involuntariamente por ter sido alvo de um processo de impeachment.

Fernando Henrique Cardoso

O carioca Fernando Henrique Cardoso foi outro presidente do Brasil, tendo recebido o apoio de diversos partidos. Em sua ação de governo, prezou bastante pela estabilidade dos preços.

Luiz Inácio Lula da Silva

Um dos presidentes mais marcantes da História política brasileira foi Luis Inácio Lula da Silva, popularmente conhecido somente como Lula. Ligado ao Partido dos Trabalhadores, teve um grande plano de ascensão de classes no Brasil.

Dilma Rousseff

Em seguida, apoiada por Lula, foi eleita Dilma Rousseff, a primeira e até então única presidente mulher do Brasil. Contudo, ela sofreu um impeachment por conta da pressão parlamentar que alcançou o povo.

Michel Temer

A partir do impeachment citado, quem assumiu o poder foi Michel Temer, que ficou no poder por cerca de 2 anos e meio, tendo uma boa parte da reprovação popular.

Jair Bolsonaro

Mas quem conseguiu superar seu índice de reprovação foi Jair Bolsonaro, primeiro candidato nessa fase política do Brasil que não conseguiu reeleito, sendo ainda hoje alvo de duras críticas e acusações de corrupção.

Luiz Inácio Lula da Silva

Em sequência, foi eleito novamente Lula, que é o nosso atual presidente.

Atualizado em: 06/09/2023 na categoria: Listas, Nomes, Pessoas