» » Significado do nome Ana

Significado do nome Ana

Qual significado do nome Ana?

Ana é um nome bem comum aqui no Brasil, geralmente acompanhado por algum outro nome, mas o que significa Ana afinal? Esse nome é traduzido como aquela que é graciosa ou abençoada por Deus.

Qual origem do nome Ana?

O nome Ana tem origem hebraica, originada do nome Hannah, que derivou o nome Anna, em latim, a versão que conhecemos hoje é a trazida pelos gregos.

Quem foi Ana na Bíblia?

A bíblia se refere a três Anas, mas só falaremos de duas, que são as mais importantes na história, uma no primeiro testamento e outra no segundo, ambas consideradas santas para a igreja católica.

A primeira Ana citada na Bíblia é a mãe do profeta Samuel, contam as passagens bíblicas que a jovem, casada com Elcana, era estéril e por isso seu marido deve que desposar outra mulher, já que o homem, naquela época, precisava dar continuidade a sua linhagem. A segunda mulher de Elcana humilhava Ana por causa de sua esterilidade, até que um dia, cansada de tanta humilhação, Ana foi até o templo e orou, não dizia uma só palavra, mas orou pedindo um filho e em troca, ela prometeu entregar o seu filho a Deus e, diz a bíblia, que Deus atendeu seus pedidos.

A segunda Ana é a mãe de maria, vó de Jesus. Ela também era estéril, onde passava com seu marido sofria humilhações, mas Deus, através do anjo Gabriel, revelou que Ana teria uma filha, mesmo em idade avançada, e que esta seria a mãe do Salvador. A santa era uma serva devota e ensinou a Maria os caminhos de Deus.

Ana, mãe de Samuel, foi inspiração para o protestantismo, pois orou a Deus sem intermédio de nenhum sacerdote, o que, antigamente, não era aceito pela igreja católica, já que acreditavam que precisava de um mediador entre Deus e o povo. Santa Ana, mãe de Samuel, é considerada padroeira das mulheres estéreis, seu dia é 9 de Dezembro, já Sant’ana, avó de Jesus, tem seu dia comemorado em 26 de julho e é considerada padroeira das grávidas e dos avós.

Personalidade de quem se chama Ana:

As nascidas com esse nome tem uma personalidade tranquila, são disciplinadas, ambiciosas e um pouco dramáticas também, pode parecer fria, mas na verdade é só uma fachada para sua timidez, além de serem reservadas.

No amor, ela é muito ligada à família, ela busca um relacionamento tranquilo, que não tenha muitos conflitos, gosta da segurança, então isso pesa quando escolhe um(a) parceiro(a).

No trabalho, Ana é muito exigente consigo e com os outros, é muito inteligente, criativa, além de possuir uma agilidade de raciocínio invejável.

Nomes compostos com Ana:

Comumente encontramos o nome Ana associado a outro, se você também quer agregar ainda mais no significado do nome de sua pequena, eis algumas sugestões:

Ana Beatriz; Ana Carolina; Ana Tereza; Ana Luíza; Ana Maria; Ana Júlia e Ana Lis.

Apelidos para o nome Ana:

Ana também pode ser chamada de:

Aninha; Ani; Ninha; Naná e Na.

Atualizado em: 28/06/2023 na categoria: Apelidos