» » Significado do Nome Miguel

Significado do Nome Miguel

Qual o significado do nome Miguel?

Miguel é um dos arcanjos citados no livro sagrado cristão, esse nome bíblico é muito comum no Brasil e em outros países do mundo, como Cuba, Argentina e México, ganhando também uma versão na língua inglesa como Michael. O significado desse nome é, na verdade, uma pergunta: quem é como Deus? O que na verdade se quer dizer com essa pergunta é que ninguém é como Deus.

Qual origem do nome?

O nome tem origem hebraica: MIKHAEL, que é a junção da palavra MIKHAYÁH + EL. O MI quer dizer Aquele/Quem(?), KHA significa Como e EL, Deus. Ou seja, Quem é como/semelhante a Deus? Também podendo significar que ninguém é como Deus.

Quem foi Miguel na Bíblia?

Miguel é considerado como arcanjo (que quer dizer que é o principal, hierarquicamente superior aos anjos em geral) mais importante, o líder dos anjos e um dos mais próximos do trono de Deus.

Miguel aparece cinco vezes nas passagens bíblicas sempre como um anjo guerreiro. A primeira aparição é em Daniel 10:30, aqui o arcanjo é citado por outro anjo por ter o ter ajudado contra um agente de Satanás, também é dito nesse mesmo livro que Miguel terá um papel importante nos fim dos tempos.

Em Apocalipse 12:7-9 é descrito uma grande batalha entre o arcanjo Miguel e Satanás, os anjos liderados por Miguel derrotaram Lúcifer e seu exército, que então foi lançado a Terra. Devido, principalmente, a essa passagem bíblica, alguns consideram que o arcanjo é na verdade Jesus, já que ambos possuem o mesmo dever de proteger o povo de Deus e de liderar as lutas celestiais contra as forças do mal; porque é tido pelas escrituras sagradas como O arcanjo, ou O grande príncipe (Daniel 12:1), não havendo outro que se compare e sendo Jesus o Príncipe supremo sobre todos os servos de Deus; além disso, em 1 Tessalonicenses 4:16 é dito: Jesus voltará quando soar a voz do arcanjo, aqueles que defendem a tese que Miguel e Jesus são a mesma pessoa dizem que esse arcanjo é Miguel, logo, seria a voz do próprio Jesus.

A Igreja Católica o considera como São Miguel arcanjo, patrono de guerreiros, doentes e aflitos, tem como dia 29 de Setembro. Para os Adventistas Miguel é um dos nomes de Jesus Cristo, já para os Mórmons, o arcanjo e Adão seriam a mesma pessoa.

Personalidade de quem se chama Miguel:

Na numerologia o nome Miguel é acompanhado da vibração do número 4 que representa a estabilidade, ou seja, alguém firme, conservador, considerado determinado e ambicioso.

Miguel tem uma personalidade criativa, bastante confiante e muito inteligente. É metódico e objetivo, gosta das coisas claras e diretas.

O que a pessoa batizada com esse nome busca na vida é amor e carinho.

O lado negativo de Miguel é sua rigidez e sua cobrança excessiva, que faz com que ele seja muito crítico.

Apelidos para Miguel:

Miguel pode ser chamado também é comumente chamado de: Mi, Guel, Gueguel, Miguelito, Mica ou Miguelzinho.

Atualizado em: 28/06/2023 na categoria: Significados dos Nomes